Uso da força e atuação policial

post sobre a atuação policial e o uso da força

Atuação policial, uso da força e violência

Olá nobres colegas

Já faz um tempo que estava querendo escrever sobre a legitimidade da atuação policial, pois, para alguns colegas a “violência gratuita” já se tornou uma conduta legal. Infelizmente, esta é a imagem que grande parcela da sociedade tem sobre a polícia.

Nos cursos de formação, o “uso da força” é tratado nos termos legais, até porque, a polícia é quem possua a tutela do uso da força em situações específicas do serviço. Contudo, hora ou outra se vê nos veículos midiáticos cenas de alguma atuação policial desproporcional ou repleta de excessos.

Esta imagem é tão forte na população brasileira que quando o agente policial age da correta é motivo de espanto. Já vi casos em que o indivíduo foi preso em flagrante e, na Delegacia, ofereceu presentes para a Guarnição em agradecimento pela forma como foi tratado. Até o policial estranhou a atitude do preso.

A que ponto chegamos? Citei o exemplo acima, mas já vi muitas outras situações assim, onde a pessoa que está sendo atendida se mostra extremamente satisfeita pelo simples fato de estar sendo bem tratada pelo policial.

Não acho que a “rusticidade” deve estar ausente na formação policial, pelo contrário, acho muito importante que o guerreiro passe situações que teste seus limites. Contudo, “dai a César o que é de César”. O uso da força só é legítima quando não houver outra possibilidade menos contundente, do contrário, incorremos em abuso de autoridade e muitas vezes até em pura e simples covardia.

E você, o que acha sobre o assunto? Deixe aqui sua opinião no espaço para comentários e contribua com o debate sobre o tema. Se ainda não viu o nosso último post CLIQUE AQUI. Curta também a nossa página no FACEBOOK – QSP.

Grande abraço!

Comments

  1. By mineiro

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *