SEGURANÇA: VER ALÉM…

segurança bebida e direção
fonte: imagem

Segurança pública??

             Em meio a uma criminalidade que aumenta a cada dia aliada a uma sensação de insegurança causada em parte pela mídia sensacionalista, vemos surgirem muitos “especialistas em segurança”, na maioria leigos, que logo apontam um culpado: a polícia.
            Sim, a polícia tem sua parcela de culpa. Isso é inquestionável, mas segurança pública tem outros atores e neste espaço tentaremos ver além…
            Reiteradamente o binômio álcool e direção são citados como causadores da violência no trânsito (A discussão quanto à lei fica para o próximo artigo). Muitas vezes, os mesmos que assim o dizem, são aqueles que fazem a famosa “piscadinha” de farol com um sugestivo gesto com os dedos simbolizando dinheiro para indicar ao inabilitado, ao alcoolizado ou ainda ao criminoso em fuga com um veículo roubado que a frente tem polícia… são os mesmos que se omitem em não fazer uma ligação anônima e denunciar alguém saindo bêbado de um bar para dirigir.
            Nos omitimos em sermos testemunhas, não vi nada, não ouvi nada, nem estava lá, desde que o fato não me interesse.
            Cito Martin Luther king: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons
            Não escrevo isso a todos, não poderia incorrer em tal generalização preconceituosa, mas para começar a apontar os problemas da criminalidade neste país, que tal começar por nós.

 

Comments

  1. Responder

  2. By Weslley

    Responder

    • Responder

  3. Responder

    • Responder

  4. Responder

    • Responder

  5. By Dafne

    Responder

    • Responder

  6. By Jhana

    Responder

  7. By Jhana

    Responder

    • Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *