Segurança Pública: responsabilidade de quem?

Segurança pública: um elefante branco

Segurança pública

Onde fica a sua responsabilidade pela segurança pública

Não é segredo para nenhum brasileiro que o nosso país vive em estado de alerta, no tocante à segurança pública. As pessoas saem nas ruas na expectativa que de alguma ocorrência ocorra, com elas próprias ou com um terceiro. “Não estamos seguros em lugar algum”, esta é a sensação.
Em regra, quando tem algo dando errado em algum lugar, a tendência é que a sociedade escolha, de imediato, um culpado. Neste caso, à polícia é imputada grande parte da responsabilidade de não se ter segurança nas ruas e até no interior das residências.
Não adianta constatarmos que segurança pública não se faz apenas com ostensividade policial. Não adianta! A culpa recai, quase que em sua totalidade, sobre a polícia. Não basta observarmos nos noticiários a quantidade de policiais que estão morrendo por ações de bandidos, nas ruas! Não basta termos a certeza que mesmo sem as condições esperadas, sempre haverá um policial colocando a sua própria vida em risco para salvaguardar a liberdade de terceiros! Não basta…
Como se não bastasse tantos exemplos, no último dia 06 de novembro do corrente ano, o Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia foi assaltada enquanto corria na orla da Boca do Rio, em Salvador. Será mesmo que a violência é um problema exclusivo da polícia?
A História se torna importante quando não se perde a oportunidade de aprender com os erros e acertos daqueles que nos antecederam. Neste sentido, de nada adianta esta segregação feita entre Polícia e Sociedade, pois estamos todos imersos nas mesmas contradições sociais e enquanto ficarmos tratando problemas coletivos de forma individualizada continuaremos andando em círculos, em busca da saída.
Grande abraço

Comments

  1. Responder

  2. Responder

    • Responder

  3. Responder

    • Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *