Prova SDPM 2017: dicas importantes

post sobre dicas da prova sdpm 2017

O dia da Prova está chegando!

Olá concurseiro,

A prova de Soldado PM BA está chegando, hein!? A essa altura do campeonato, imagino que você estudou, fez seus fichamentos (resumos), treinou redação, e tá tranquilo, certo? Não necessariamente. Não existe receita de bolo, nem sempre é possível estudar como desejado e vai chegando o grande dia.. Alguns têm aquela sensação de não saber nada, e o desespero bate a porta. Para isso estou aqui, para te dizer que o seu equilíbrio emocional é fundamental para o seu sucesso, então tente manter a tranquilidade e não permita que o desespero se instale nos seus dias e te prejudique nessa reta final, e na hora da prova. Ao invés de se martirizar esses dias porque a prova está chegando, que tal utilizar esse tempo restante com qualidade? Topa?

Vem comigo!

Faltam cerca de 15 dias para a prova, aconselho que nessas duas semanas você faça no mínimo duas redações. A banca IBFC é nova e não conheço o método de prova deles, algo que eu sei e falo com toda a certeza é que a redação derruba muita gente, mas também coloca muita gente no topo. Uma redação bem feita, já é metade da missão cumprida. Escolha temas atuais ligados à área para treinar, vou deixar alguns abaixo a cunho de sugestão.

  1. O estresse na profissão policial militar e suas consequências.
  2. Ronda Maria da Penha. A necessidade e a importância da participação da PM no desenvolvimento de práticas que garantam o combate a violência contra a mulher na sociedade contemporânea.
  3. A corrupção: Ela é reflexo da sociedade brasileira?
  4. Como enfrentar o preconceito e a discriminação contra os transgêneros? Como trocar uma cultura de violência por uma cultura altruísta?

É o primeiro concurso da PM BA com o uso do nome social por transexuais. O que demonstra que há uma transformação cultural e social na busca pela igualdade e da não discriminação de gênero. Transformação que começa a refletir nas Instituições Militares, conhecidas pelo machismo e engessamento às tradições. Diante disso, acho válido escrever sobre um tema “difícil” e inovador, talvez seja um bom treino de argumentos, se você consegue discorrer sobre temas complicados, se cair um fácil será fichinha. Vai que…

É apenas uma sugestão, escolha dois e escreva, não se trata de uma tentativa de adivinhar tema, não é isso que te proponho, mas manter a engrenagem (cérebro) treinada pra escrever, criar argumentos e estruturar um bom texto.

DIREITO. Se fez resumos, essa é a hora de dar uma olhada em tudo que viu. Nossa mente não fixa tudo que estudamos, é normal esquecer algumas coisas com o passar dos dias, por isso rever os pontos que estudou, para se lembrar do todo, é muito importante.

A prova de Soldado terá 80 questões, dessas, 50 serão de direito, por isso é necessário dar uma atenção especial. Ter conhecimento do Estatuto é fundamental. Você já leu o Estatuto da PM BA?

Ainda com relação a direito, atente-se para a disciplina de direito penal militar que foi incluída no conteúdo programático. É uma disciplina nova no concurso e não muito conhecida no direito, não é obrigatória na graduação, daí você já percebe que nem mesmo os graduados em direito costumam dominar essa disciplina. Está aí a oportunidade de você se diferenciar da concorrência.

Bem, no mais é manter a tranquilidade e a confiança, beber bastante água e se alimentar bem nos próximos dias (e sempre! rs). Se atentar ao local de prova, estará disponível no dia 28/07/2017 no site do IBFC, se possível conhecer o local antes e chegar com antecedência. Busque comprar antecipadamente os materiais: lápis, borracha, caneta esferográfica preta ou azul (duas), e não se esquecer de levar seu documento de identidade válido (acredite, tem gente que esquece), uma barrinha de cereal ou chocolate (vai que bata fome) e sua garrafa de água no dia.

Sucesso!

Promoção QSP!! Quem deixar um comentário para este post terá uma redação sobre um dos temas citados no texto corrigida de graça. Faremos o sorteio com o agraciado até na próxima sexta-feira. É só enviar a redação e ela será corrigida por uma professora de português. Enviaremos de volta a redação corrigida com todas as dicas para melhoria. Promoção encerrada! Enviamos email aos participantes.

Visite a nossa página no FACEBOOK-QSP e no Instagram. Leia também o nosso último Post.

Comments

  1. By Joans

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  2. By Pedro

    Responder

  3. By Maiara

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  4. By Sheila

    Responder

  5. By M.Silva

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  6. By Bruno Silva

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  7. By Marcos Oliveira

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  8. By Peterson

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  9. By LEONARDO SILVA SANTOS

    Responder

    • By Isabella

      Responder

      • By LEONARDO SILVA SANTOS

        Responder

        • By Isabella

          Responder

  10. Responder

    • By Isabella

      Responder

  11. By Matheus

    Responder

    • By Isabella

      Responder

  12. By Jordão Vieira

    Responder

  13. By Isabella

    Responder

    • By M.Silva

      Responder

    • By M.Silva

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>