Rondesp: rondas especiais

 

Rondesp - Rondas especiaisRondesp Bahia – breve histórico

Entre as unidades da PMBA, a RONDESP (Rondas Especiais) é daquelas que mais ganha notoriedade e confiança da sociedade baiana. A Companhia surgiu como uma operação do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e era empregada com uma única viatura operacional, que servia ao Capitão PM Coordenador, fiscalizando e supervisionando todos os serviços operacionais dos finais de semana, feriados e no período noturno e diurno na Cidade do Salvador.

Após a transferência dos Batalhões de Polícia Militar da capital para o interior, desmembrando a área de atuação para Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), verificou-se uma maior necessidade de apoiar estas unidades, no combate ao crime. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP. A maior parte dos policiais que estão nas RONDAS, vieram do Batalhão de Policia de Choque e das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto dos 4 (quatro) Batalhões PM (5º, 7º, 8º e 12º BPM) que existiam em Salvador e dois na RMS. Por isso, nota-se um perfil maduro e voluntarioso destes guerreiros no cumprimento das missões de rádio-patrulhamento ostensivo.

Missão da Rondesp

As RONDAS ESPECIAIS têm como missão fundamental fornecer à população das cidades onde este policiamento está implantado, apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional da capital, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus CPR’s.

Unidades da Rondesp pela Bahia

Em julho de 2008 a tropa da RONDESP foi elevada a uma formatação maior, recebendo 40 viaturas e 575 PM, seguindo o desejo do Comando da PMBA de transforma a Operação Rondesp e uma estrutura de Batalhão. Para isso, chegou-se a fazer estudos junto a Rota da PMESP e o BOPE da PMERJ, para formar a nova doutrina da Unidade valor Batalhão. Porém, no ano seguinte a idéia da criação do Batalhão de Rondesp foi remodelada, surgindo de três Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT – nome constitucional), dentro de Salvador (Atlântico, Baía de todos os Santos-BTS e a Central) e mais uma CIPT na Região Metropolitana (CIPT-RMS). No interior, temos algumas unidades da Rondesp, destacando-se: Rondesp Sul (Ilhéus), Chapada (Itaberaba), Leste (Feira de Santana), Norte (Juazeiro), Sudoeste (Vitória da Conquista), Oeste (Barreiras).

Rondesp - rondas especiais em treinamento

Porque a Rondesp é diferente?

Os motivos para tamanha eficiência da Rondesp estão na mobilidade que o efetivo tem, no poder de fogo nas diligências, boa comunicação entre as guarnições, instrução continuada, com base no Projeto de Técnicas e Táticas PM (PTTPM), tendo aulas de defesa pessoal, gerenciamento de crise, tiro policial, uso da Taser e abordagens diversas. Também podemos destacar a seleção continuada que é feita, mantendo no ceio dessa tropa apenas policiais de conduta reta.

Pré-requisitos para ser da Rondesp

Para ser um rondespiano é preciso ter: voluntariedade, idoneidade moral e profissional, capacidade técnica, aprovação pelo conselho, aprovação no estagio operacional. Atualmente, todas as tropas da “Rondas” estão passando por um Curso de Nivelamento que envolve conhecimentos em controle de distúrbios civis, emprego de agentes químicos, patrulhamento urbano e rural, tiro tático e as várias modalidades de abordagens.

Comments

  1. By Matheus Pitanga

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  2. By ASP PM Macedo

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  3. By Lucas Andrqde Andrade

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  4. By Titão

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  5. By Sd PM Saulo

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  6. By nai

    Responder

  7. By Fernanda

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  8. By Léo

    Responder

  9. By José Aparecido de Mendonça

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  10. By Adriano santos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *