Redação Agente da PF 2012

Recentemente, fiz um simulado para testar o conhecimento e também me adaptar ao tempo de prova, e desta situação saiu uma Redação que tenta versar sobre a ação da Polícia Federal e a influência da Corrupção no desenvolvimento desse trabalho. Bom, não acho que tenha sido uma ótima produção textual, mas serve para quem estar começando aí nos estudos e procura um modelo de texto – com base na idéia de escolher 3 elementos na introdução e três parágrafos de desenvolvimento, cada um versando sobre os respectivos elementos do parágrafo introdutório.

Vejam o texto discursivo abaixo:


As polícias judiciárias brasileiras – Polícia Federal e Civil – vêm encontrando sérias dificuldades para reprimir e investigar os crimes realizados no país, em locais sob a sua jurisdição. Grande parte destes transtornos deriva da falta de estrutura adequada para os trabalhos policiais, do crescimento da corrupção e também das enormes dimensões das fronteiras brasileiras.

No tocante ao sucateamento estrutural das instituições de polícias judiciárias – que vez ou outra trabalham de forma conjunta – é notório que a realização de um trabalho qualificado depende de uma série de situações, que perpassam, inclusive, por adequadas condições de trabalho e quantidade suficiente de efetivo policial, o que não ocorre no Brasil.

Outro problema que afeta diretamente o trabalho dos policiais é a corrupção. Não é difícil encontrarmos nos noticiários, reportagens relatando constantes tentativas de pagamentos de propinas a agentes da segurança pública – corrupção ativa. E, certamente, nem todos os policiais resistem à tentação e acabam recaindo em crime.

As dimensões fronteiriças do nosso território também contribuem para dificultar as ações. Não é preciso ser um especialista no assunto para perceber que, com a quantidade de policiais, veículos e armamentos que temos disponíveis no Brasil – no tocante às polícias judiciárias – não há como garantir, nem de longe, um bom trabalho de repressão e investigação de crimes cometidos nas regiões, principalmente, de fronteiras.

Por fim, entendemos que não há receitas para se fazer segurança de qualidade, porém, acreditamos que haja caminhos que podem contribuir para uma melhor efetividade das ações policiais. Uma destas vias, logicamente, corresponde à reestruturação física, logística e educacional das nossas entidades judiciárias policiais.

Redação prova de Agente da Polícia Federal 2012

Comments

  1. By Jhana

    Responder

    • Responder

  2. By Jhana

    Responder

  3. By Jhana

    Responder

    • Responder

  4. Responder

  5. Responder

  6. Responder

  7. Responder

  8. Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *