Disciplina nossa de cada dia
Disciplina até “correr doido”
Já falei sobre hierarquia e hoje vou falar sobre outro pilar da vida militar. Mas será mesmo que este é um privilégio de militares? Já vi muitos amigos “civis folgados” (brincadeira) falarem que jamais se adaptariam em uma profissão militar; matricular o filho em Colégio, ixi… nem pensar! Aí se você pergunta o motivo, só sabem dizer que lá é muito rígido e que o filho vai “correr doido” (já viu esta expressão?).
Disciplina na escola
Vamos lá! Pensemos na rotina de outro colégio público: a aula está marcada para iniciar às 07h, mas o aluno chega 07h10, jogo o xaveco no porteiro e consegue entrar; o regulamento do colégio diz que o uniforme é calça jeans azul, sapato preto e a camisa do colégio, mas a aluna vem com uma calça preta de brim e consegue entrar; o regulamento proíbe o uso de bonés, mas o aluno “bichão” consegue entrar de boné e batidão. Tudo errado!
Mas se pudéssemos fazer uma investigação com estes alunos relapsos, para não dizer “rebeldes”, veríamos que são os mesmo que brigam na rua, mentem para os pais e amigos, e nunca cumprem uma tarefa da forma que lhe é pedido (antes que me questionem: não, eu não fiz nenhuma pesquisa científica para chegar esta conclusão, estou apenas supondo mesmo).
Quem não é visto… (quem souber, completa aí)
Agora vamos ver o Colégio Militar: A aula começa às 07h00, às 06h45, todos em forma para a conferência do uniforme, cabelo e barba; se o aluno chegar às 06h46, ele até entrará, mas será comunicado e punido; se tiver alteração no uniforme, será comunicado e punido; boné, brinco, piercing, cabelo grande, nem pensar (qual o adolescente que quer perder o fim de semana limpando de sala de aula e esfregando carteiras?).
Conceitos que ninguém gosta de ler
Disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo policial-militar […] perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo (trecho retirado do Estatuto da Polícia Militar da Bahia).
Trocando em miúdos
Disciplina: se é norma legal e respeita a moralidade, cumpra a zorra. A disciplina é um pilar militar, contudo, ainda vemos muitas anomalias na caserna. Uma coisa simples que observo muito é a resposta a uma continência; vejo que ainda existem muitos graduados e oficiais que recebem a continência, mas não a devolvem; o regulamento é claro: “Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada” (Reg.de Continência do Exército Brasileiro, art. 14, § 3º). Parece besteira, mas aquele que presta a continência está fazendo a sua parte, você não!
Claro, os meus “bois de piranha” hoje foram as normas das escolas públicas que não são cumpridas, os rebeldes sem causa e a simples resposta de uma continência; mas poderia ser inúmeras outras coisas. A questão é que, na verdade, já tem uns dois ou três textos que eu estou querendo te provar que o Militarismo é lindo, na sua essência (percebeu não?), o problema são os homens. Alguns desses vestem farda, outros jalecos e outros gravatas, mas no final são sempre eles os protagonistas das relações sociais.
Gostaram do texto? Então divulga essa bagaça aí e deixa seus comentários também! Curtam lá o nosso FACEBOOK-QSP e também a página no Instagram (@queroserpolicia).
Disciplina Militar
Certamente o contexto nos leva ao entendimento de rigor, e se o cidadão mediano em sua plenitude de vida adere a uma nova modalidade de condição social, muitas vezes privado de seus interesses para assim poder fazer parte de uma classe especial, certamente deveria ser reconhecido pelo seu “Dom” .
Quando em uma empresa pública civil, seja qual for há flexibilidade para com seus integrantes, na vida em caserna já se encontra peculiaridades das quais não foram recepcionadas como no mundo civil. E atualmente o tema é de grande reflexão, onde muito se fala em “privilégio” dos militares, porém ninguém quer viver no mínimo de uma disciplina igual a dos militares.
Alguma posição rígida deve ser adotada nos tempos de globalização da intenção de vilipendiar nossos direitos.
Pois é Gerson. A disciplina é fundamental em qualquer eixo social, todas as vezes em que falamos esta palavra as pessoas só lembram dos militares.. kkkk … Para fazer o que fazemos e viver como vivemos no meio militar, a disciplina é fundamental, pois, lidamos com a vida e com a morte, não nos sendo permitido o erro…
Grande abraço meu irmão
Excelente o texto. Fui Militar por vinte e sete anos, nada a reclamar da disciplina, eu até tento aplicar em casa. Exemplo: minha mulher me chama de Sr., cobro continência do meu filho e por aí vai. A disciplina aqui em casa melhorou noventa por cento. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Valeu Valdeci, obrigado pela visita.
Graças a disciplina conquistei várias coisas na minha vida. Por outro lado, não posso deixar de enfatizar o que o próprio texto trouxe a baila, alguns homens que utilizam do militarismo como subterfúgio para alcançar outros fins que não o previsto na norma. Aí vem a velha máxima castreense ” nada é tão ruim, que não possa piorar”
Pois é irmão, esta máxima é a mais verdadeira de todas … kkkk
Bom dia! Essa é a escola que eu quero, onde há disciplina,respeito dos alunos entre si e principalmente para com os professores, e assim por diante.
Trabalhei num colégio militar e é realmente diferenciado. Ainda não é o ideal, pois, seria bom que as famílias pudessem fazer a sua parte e não empurrar a parte educacional apenas para a escola, contudo, devemos trabalhar com o que temos de melhor.. e o melhor hoje em ensino público são as militares mesmo
O erro vem de casa,qdo um responsável matrícula um”rebelde” ,ele recebe normas da escola, deveria começar ali o incentivo ou a autoridade em mandá-lo com o devido uniforme e fazer cumprir o horário…
* O que é que tem?(essa desculpa particularmente me irrita)
Se civis folgados deveriam cumprir, não há desculpa para os militares
A REGRA É CLARA,rsrs
Exatamente. A questão é que a família está desestruturada, todos já sabem disso, mas querem começar a resolver o problema pelo final… aí o resultado é certo.
Só de exemplo as escolas militares estão sempre entre as melhores do país, acredito que seria primordial a implantação do regime militar em todas as escolas, tenho quase a certeza que o índice de criminalidade reduziria e muito.
Ótimo texto.
Olá Shonny, obrigado pela visita.
Volte sempre que quiser
abraços