Facção Criminosa: a linguagem das ruas

post sobre facção criminosa na bahia

Olá amigos leitores

Já faz um tempo que estava querendo fazer uma publicação sobre o poder paralelo e as facções criminosas presentes aqui na Bahia, porém, não tínhamos material confiável e sistematizado para embasar a publicação.

Recentemente, soube que a Cartilha de Orientação Policial – que trata sobre a relação entre tatuagens e tipos penais – havia sido atualizada, agora contendo informações importantes sobre as tatuagens, imagens, gestos e números que sugerem pertencimento a alguma das facções presentes no Estado. Estas Cartilhas foram idealizadas e produzidas pelo Cap PM Alden e são instrumentos importantes para que possamos acompanhar a dinâmica do crime e sua evolução, facilitando o seu combate.

Neste sentido, todas as imagens e informações deste post foram retiradas da Cartilha de Orientação Policial – LINGUAGENS SIMBÓLICAS DO CRIME. Neste primeiro texto trataremos sobre as facções criminosas presentes em Salvador, seus símbolos e códigos. Espero que curtam a matéria.

PCC

Esta facção (Primeiro Comando da Capital) está presente em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia e Paraguai. É considerada a maior organização criminosa do país. Na Bahia, está presente em muitas cidades e é a principal fornecedora de drogas, por isso trabalha em uma certa harmonia com as facções do Estado. É comum observar nos muros dos bairros dominadas pelas facções alguma reverência ao PCC.

post sobre pcc facção criminosa na bahia

post sobre facção pcc

Facção CAVERA / CAVEIRA

Saudação: É nós / é noix/ TD6 /TUDO 6; Simbolo: Caveira; Líder: Genilson Lima da Silva (Perna); Numeração: 1533 (PCC); Área: Paripe, Engenho Velho de Brotas, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, Ogunjá, Tancredo Neves e Engomadeira.

post sobre facção caveira

post sobre gestos da facção caveira

Facção COMANDO DA PAZ

Saudação: Hêa, Tudo 2 (Td2); Símbolo: Escorpião (um dos símbolos do PCC); Líder: Cláudio Campanha; Numeração: 315 3 (C) 15 (P) = CP; Área: Cidade Nova, IAPI, Pero Vaz e Calabar;

facação cp

 

Tudo 2 (Td2, TDII): Está tudo em paz! Esta frase também faz referência às duas letras da facção (CP).

cp facção na bahia

 

Tatuagens próprias da facção – 315 e ESCORPIÃO

facção cp na bahia

 

Facção KATIARA

Líder: Adilson Souza Lima, conhecido como Roceirinho; Área: Valéria e Águas Claras, em Salvador, além da região do Recôncavo (Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Maragogipe, Nazaré das Farinhas e Amargosa), berço da organização criminosa.

facção katiara

Tatuagem: Pentagrama com as letras PCRFNK (Primeiro Comando Recôncavo Facção Nazaré Katiara)

facção katiara

Facção BONDE DO MALUCO

Líder: São 3 os líderes. O principal deles é Antônio Dias de Jesus (Colorido). Cristiano, instalado na Baixa do Soronha, em Itapuã. Outro líder desta facção conhecido por publicar vídeos e áudios nas redes sociais ostentando correntes de ouro, armas e carrões é o Lucas Mata Rindo, famoso por provocar confrontos para tomar pontos de vendas de drogas no Bairro de Cajazeiras (grifo nosso); Saudação: Tudo 3, Td3, TDIII; Áreas: Nas cidades de Catu, Madre de Deus, Pojuca. Em Salvador, atua na região do Subúrbio, Cajazeiras, Itapoã e Brotas.

bdm facção

Tatuagens e gestos da facção

bdm facção na bahia

Significado das SOMBRANCELHAS

Temos informações sobre a utilização de determinados estilos de cortes de supercílio para indicar pertencimento a determinada facção criminosa. Normalmente eles podem se utilizar de 02 (dois) cortes para representar o Td2 (Tudo2). Se aparecer 03 (três) cortes, pode estar reverenciando as facções cujo lema é TD 3 (Tudo 3).

corte de sombrancelha e a facção

Se você gostou da postagem deixe o seu comentário. Abaixo deixaremos os links das Cartilhas de onde retiramos as imagens e o conteúdo deste texto. Curtam também a nossa página no FACEBOOK-QSP e se não viu o nosso último post, CLIQUE AQUI.

 

Para baixar a CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POLICIAL – 2012, CLIQUE AQUI.

Para baixar a CARTILHA DE ORIENTAÇÃO POLICIAL – 2016, CLIQUE AQUI.

Contato do Cap PM Alden – aldenjose@gmail.com

 

Comments

  1. By Mário

    Responder

  2. Responder

  3. By Adilton Sousa

    Responder

  4. By Marcos

    Responder

    • By Camila

      Responder

  5. By RAMSOJ

    Responder

  6. By Cesar

    Responder

  7. By Menorzinho

    Responder

    • By Pedro

      Responder

  8. By Graziele

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *