19 Set 2012
Fim da PM, é a solução?
Fonte imagem |
Por Mineiro
Bacharelando em Direito
Eu fiquei tão estarrecido com a notícia que resolvi escrever minha monografia sobre este tema. Na verdade o tema é direitos humanos, mas sobrou pra ONU também.
A PM e o seu fim?
A PM está sendo acusada de ter grupos de extermínios e que isso é acobertado pelas corporações.
É fato que o índice de letalidade da PM brasileira é um dos maiores do mundo, mas também é fato que o Brasil é um dos maiores países do mundo em número de homicídios por arma de fogo. Mais arma de fogo rodando pelo país, mais confronto, e segundo níveis de proporcionalidade e necessidade do uso da força, agressão letal é respondido com força legal e letal (para os leigos: é tiro!).
Negar que existam grupos de extermínio é utopia, mas dizer que as corporações acobertam tais condutas, é sensacionalismo. Por ano, quase mil policiais são excluídos das polícias brasileiras. A PM não acoberta execuções. A explicação para o não desenrolar dos casos é muito simples. Segundo números do mapa da violência, apenas cerca de 8% dos homicídios ocorridos no Brasil, são apurados devidamente. As mortes cometidas pelos policiais estão ai neste pequeno número. Não era para ser assim. Concordamos. Violência gera violência, mas se a ONU quer resolver o problema de segurança do país, porque não sugeriu o aumento dos efetivos, a estruturação das corporações, (talvez até o ciclo de polícia unificado) planos de carreira e aumentos de salários? Difícil, muito difícil…
Fim da PM, é a solução?
Pra mim seria a instalação do caos.
A manutenção da PM é solução.
Pois é Bella, o Mineiro foi muito feliz ao tocar nesse assunto.
O nosso Estado tem dessas, gosta de curar o mal pontualmente. Nada de radicalidade – chegar ao radical da questão – para não cortar o mal pela raiz, pois, se assim fizer não vai mais poder dizer que está resolvendo os problemas do Brasil.
difícil, viu?
Man! tudo bem?!?!
Fim da PM?!?! Essa é balela não? Estou tentando visualizar como seria…
Infindáveis abraços :’)
Pois é moça, imagina aí!!!!
Mas estamos nesse nível, infelizmente!!!
abraços DJhaaaannnnaaa
Fim da PM?!!!Com a qual finalidade?!!! Diminuir a violência no país?!! Pura utopia. Esse é um tema muito complexo, principalmente por envolver multifatores que carecem duma fundamentação lógica e eficaz por parte da ONU. De certo, as corporações militares possuem seus grupos de extermínios, entretanto devemos observar o panorama do nosso país. Apenas, como supracitado no texto, 8% dos homicídios são deslindados pela polícia investigativa, tendo a polícia militar uma parcela ínfima nesses dados,como algozes, até porque às vezes para a ostensão deve-se utilizar a repressão. O Estado, representado pela Pm, não pode antever todas as ações humanas, e como tal não pode ser onipresente, tornando-se pois, de precípua relevância para a manutenção da ordem pública e para a preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Carece-se de melhoria na capacitação dos profissionais de segurança pública, além dum salário condizente com o risco da profissão, e dar todas as garantias e instrumentos para aplicar seu trabalho com ânimo e valoração da dignidade humana. É também salutar que a extinção da polícia militar seria uma violação expressa do texto Constitucional, o qual atribui a tarefa da segurança ostensiva também às polícias militares, sendo estas verdadeiras baluartes do nosso país. Todavia, não são as PMs que mais matam em nosso país, são os civis (cidadãos comuns) que mais matam, seja com arma em punho (de fogo, ou arma branca), seja financiando o tráfico de drogas. O fim da PM tornaria o Brasil mais caótico do que já é, até porque essa ideia é uma inversão de valores, sugerindo a extinção das Pms, uma atitude radical, por outra mais radical ainda cuja afirmação se funda de forma generalista e ilógica – atribuir a violência do país aos grupos de extermínio das PMs, uma parcela irrisória quando se comparado com a “justiça” do tráfico, pois estes sim fazem o juízo de valor, condenam e matam arbitrariamente.
Faz-se mister ressaltar que outros fatores estão intimamente atrelados ao aumento desenfreado de homicídios, e não somente o desvio de conduta de alguns policias. A desigualdade social, a falta de trabalho e a marginalização social (exclusão duma parte da população do seio social), são um dos fatores que corroboram para essa prática abominável que é o homicídio, embora seja uns dos objetivos e fundamentos da República Federativa do Brasil, os quais deveriam ser tratados como primaciais, o que não acontece. Dessa forma, e por mais outros fatores, eu, Karlos Venicius (opinião), não consigo enxergar a diminuição da violência com a fulminação das polícias militares. Acredito que deve-se ter um trabalho mais específico, além dum olhar singular à área de segurança pública, pois esta lida com os bens mais importantes do ser humano, a vida, a liberdade de locomoção e a preservação da nossa história.
Diga tenente, seu comentária daria lugar a um outro artigo, tamanha a pertinência e concretude com que defende tal ponto de vista.
Concordo contigo, principalmente, no tocante à superficialidade com que o nosso Estado – em caráter amplo – trata os problemas sociais nacionais. Para alguém que minimamente pensa, ficaria difícil imaginar um Brasil menos violento se mantidos os níveis educacionais atuais. Como resolver este problema parece tarefa “impossível” para os que só pensam no setor econômico, a polícia se tornou o “Bode Expiatório” do Estado brasileiro.
Quando penso na limitação da criatividade dos nossos governantes percebo que esta é infinita….rsrsrsr
Caro Jordão, belo texto, gostaria de saber quem o escreveu…rssrrsrs….kkkkk
Brincadeira.
O governo brasileiro rejeitou a recomendação da ONU dizendo que feria nossa Constituição. Ainda Bem.
abraços
rsrsrs…isso é segredo cara!!!
Ainda bem que o bom senso prevaleceu neste quesito, coisa difícil de ocorrer em nosso país, né não?
abraços guerreiro
Oie Wesley, acerca do seu post ‘servos avisados’
Poucos são os que tem suas projeções cotidianas nas mãos de nosso Pai Celestial certo? Nós só queremos o vem a nós. O concurso público mesmo por exemplo, será vontade do Senhor em nos conceder tal vitória, será que é aquele almejado emprego que Deus quer para a gente? Será que consultamos os desígnios D’Ele?… não mesmo! Nós queremos, queremos e queremos. E pasmem! Lamentamos quando o almejado não chega!
… tudo isso aqui é passageiro e certo teremos que estar quando for fazer algo pedir instruções de nosso mestre!Porque se for da vontade dele, nunca acontecerá ou acontece por imediato…
Abraços, paz e bem!
Jhana
[P.S: Desculpe, mil desculpas Jordão em comentar uma postagem do blog de outrem no seu blog, é porque não deu para comentar lá e por email tbm ficou restrito aqui no meu pc. Perdão!]
Muito bom teu blog Weslley – sou adepta a leitura da Bíblia
Obrigado Jordão- isso não vai mais acontecer….rs
S2
rsrsrs…Jhana minha amiga, não precisa se desculpar. Se não está conseguindo postar lá e o faz aqui é porque entende que Eu, Wesley e Você fazemos parte de uma mesma amizade. Eu é quem agradeço pela confiança!!!
abraços
Saudade Jordão!!!!!! (andei sumida de novo.. rsrs)
Diga Tenente, saudades também…sei que deve ta na correria, mas apareça pra resenhar moça…srsr
abraços
Jhana;
Copiei seu comentário e colei la no meu blog. Também ja recomentei…rsrrs
Jordão;
Foi mal, mas tu ta funcionando como intermediário…rssrsr
abraços
rsrsrsr…tão me devendo 5 reais pelo serviço…rsrsr
Pode passar aqui em casa e pegar o dinheiro. Só pago a vista. rsrssr…kkkk….
rsrsrs…esse é Mineiro mesmo!! nem negociou o valor…rsrsrsr
Dois anos prescreve hein…srsrrs
Quero ver você rodar 2.000 km pra pegar cinco conto. Se você fizer isso, aí eu acho que o mineiro aqui é outro….kkkk
rsr…rapaz, deixa de ser caloteiro! É só depositar o valor na conta, pow…agora fica colocando dificuldade…rsrsr
Eu acredito que é muito complicado se combater fogo com fogo, coisa que a PM, infelizmente está muito habituada a fazer, e em muitos casos tem carta branca para isso. Assim como Karlos Venicius afirmou não acredito, também, que o fim da PM resolveria esta situação dos homicídios cometidos pelas milícias, e há de se considerar também que isso desencadearia inúmeros outros problemas, mas além disso, com o fim da PM, surgiriam outros grupos de extermínio, formados por qualquer outro grupo, exército, e afins. Bom, por fim, acredito que a solução para este problema está justamente no INVESTIMENTO na formação dos PM´s, com melhores condições de trabalho, uma educação voltada para a compreensão da sociologia e antropologia, para que estes possam apreender de uma maneira outra a sociedade e a marginalidade, além, é claro, de melhores salários, pois isso perpassa a valorização do profissional, que muitas vezes é tido como o “vilão” da sociedade e não como o “mocinho”.
abração tenente!
Sábias palavras Tenente!
Vez ou outra ouvimos falar sobre “fim da PM”, “limpeza da PM”, “prisão de PM’s”, “mais exigências para os PM’s”…entre outros. Porém, não lembro de nenhuma exposição por parte dos governantes cobrando melhores condições de trabalho, educação e formação para esses mesmos PM’s. Esse é o problema guerreira!
Pouca farinha, o pirão deles primeiro. Contudo, o pirão poderia ser melhor distribuído entre os trabalhadores brasileiros … viveríamos bem melhor!!!
abração moça
Tem que acabar sim.
Diga Anônimo, tudo certo?
Bom, eu até respeito a sua opinião, mas não entendi. Pois, com o fim da PM quem faria o serviço ostensivo de segurança? O que nos garante que um outro órgão eliminaria a corrupção no cerne do governo? A final, qual é a proposta? Simplesmente, acabar???????
fica a reflexão….
abraços