Entrevista com Capitã Lílian

Sempre que possível, reservo um espaço aqui no Blog para falar sobre a questão feminina na carreira militar. Acredito que este assunto não se esgota facilmente, e por isso, volto ao tema hoje.
Em entrevista concedida ao Quero ser Polícia, a Capitã da Polícia Militar da Bahia – Lílian – fala sobre diversos assuntos, inclusive sobre o sentimento de integrar a corporação PM. Vejam abaixo:
Nome: Cap. PM Lílian
Formação: Curso de Formação de Oficiais
Atuação profissional: Colégio da Polícia Militar Prof. Carlos Rosa
1.     A Srª tem quanto tempo de corporação? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: 12 anos.
2.      Qual foi a sua motivação para entrar na Polícia Militar? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: Desde criança, sempre achei bonita a farda, o militarismo, o respeito e a polidez dos militares.
3.      O que a Srª acha do modelo de segurança pública do Brasil? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: Temos conquistado grandes avanços, principalmente no que tange a participação da população nos processos de melhoria dos serviços. Acho que o caminho é esse, aproximar-se do nosso público; Onde o poder público é presente e eficiente, tudo funciona bem. Assim também é com a Segurança Pública. Essa é a receita.
4.      Atualmente, percebemos os grandes avanços que as Mulheres vêm conquistando no meio Militar. Como a Srª se sente sendo uma Capitã PM em uma instituição que muitos consideram como sendo um ambiente “machista”? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: Considero-me uma privilegiada, e fico feliz em representar as mulheres; somos diferentes, mas não inferiores. A diferença entre os sexos foi estabelecida pelo criador, de forma que, um complete o outro, e essa diferença, estrategicamente aplicada, formam um conjunto perfeito. Machismo sempre vai existir, mas depende de cada uma, onde quer que esteja, desempenhar sua função dando o melhor de si, sempre.
5.      É notório o descaso dos nossos governantes com a educação pública no país. Na contramão desta realidade, os CPM’s (Colégios da Polícia Militar) conseguem se destacar em meio aos outros colégios públicos. Em sua opinião, a quê se deve tal destaque? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: À valorização de todos no processo educacional, família, professores, funcionários e principalmente os alunos. Os alunos são a causa da existência do CPM, por isso, primamos por fazer o melhor para eles.
6.      A Srª é feliz integrando a PMBA? Por quê? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: Sim. Apesar das circunstâncias terem influenciado na escolha da minha profissão, me realizo nela, pela importância do nosso serviço para a sociedade.
7.      Por fim, que dica a Srª daria para as mulheres que estão querendo ingressar na Polícia Militar em algum lugar do Brasil? (Blog Quero ser Polícia)
Cap. Lílian: Que almejem a PM não apenas pela estabilidade, nem pela ostentação de uma arma ou de uma farda, se não houver a intenção de honrá-la. É uma profissão árdua, mas prazerosa, para quem gosta do que faz.

 

Comments

  1. Responder

  2. By Dafne

    Responder

  3. Responder

  4. Responder

  5. Responder

  6. By Zack

    Responder

  7. Responder

  8. By Priscila Correia

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *