Destrinchando o Concurso PMBA – I

post sobre concurso pmba

Saiba tudo sobre os concursos PMBA

A porta de acesso para a Polícia Militar é o concurso público, há dois caminhos: O Concurso de Soldado (CFSd) e o Concurso de Oficiais (CFO), ambos para o nível médio, com idade máxima para ingresso, 30 anos, 11 meses e 29 dias, altura mínima para o gênero feminino é de 1,55m e o masculino é de 1,60m, e com exigência da CNH, categoria B.

O curso de Formação de Soldados, tem cerca de 9 (nove) meses de duração, já o Curso de Formação de Oficiais tem duração de 3 (três) anos.

Antes de tudo, é necessário conhecer o terreno onde deseja pisar (a carreira), pesquisar a respeito da profissão, se inspirar nos bons exemplos, buscar páginas que deem informações a respeito da profissão, conhecer as etapas através do último edital, analisar se realmente tem aptidão e ESTUDAR!!

Junto a isso, aliar os estudos a alguma prática esportiva (treino) além de se preparar para o Teste de Aptidão Física (uma das etapas admissionais do concurso), segundo estudos, a prática de exercício físico, diminui o estresse, melhora a concentração e mantém a mente sempre jovem e ativa. Parece uma ótima combinação! “Mens sana in corpore sano” (latim). Vamos voltar a falar mais disso futuramente.

O Concurso de Soldado – CFSd

O último concurso realizado foi o de 2012, clique aqui para baixar o edital. O candidato poder se basear nesse edital para estudar.

Os últimos concursos foram realizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e foi composta da parte objetiva e discursiva (Redação), conforme disposto abaixo.

babela de concurso de soldado pmba

O conteúdo programático (baixe aqui), do concurso de 2012, pode servir como base para os estudos para o próximo concurso de Soldado.

O Concurso de Oficial – CFO

O CFO e o CFSd tem assuntos em comum, sendo que o CFO abarca um maior conteúdo, estudando para o CFO o candidato se prepara também para o CFSd, além de ir com grandes chances para o concorrido CFO.

Tomaremos por base o último concurso CFO 2014, (baixe aqui o edital). Assim como o exposto anteriormente, também tem a parte objetiva e a parte discursiva. Foram 75 questões, distribuídas por peso, como veremos a seguir.

tabela sobre conteúdo do cfo pmba

Para ter acesso ao Conteúdo Programático do CFO 2014, clique aqui.

Maiores informações

Além da etapa de provas descritas acima, para ambos temos basicamente os mesmos exames admissionais: Os exames médicos (a cargo do candidato), o teste de aptidão física (TAF), o psicoteste e a investigação social.

DICAS:

  1. Saber se atende aos pré-requisitos exigidos pelo concurso;
  2. Baixar o edital e conteúdo programático;
  3. Analisar seu grau de conhecimento;

Quais são as disciplinas com maior afinidade? Quais são as disciplinas que tem mais dificuldade?

Estudar ponto a ponto, determinar uma carga horária semanal de estudos com base na sua bagagem de conhecimentos. Não há previsão de abertura do concurso? Use o tempo ao seu favor!

  1. Treinar, praticar algum esporte, manter o corpo bem!
  2. Cuidar da saúde e alimentação.
  3. Fazer uma reserva financeira, para os exames médicos admissionais, além do tempo do curso onde os alunos recebem uma bolsa auxílio que nem sempre atende as despesas.

 Bolsa auxílio (estudo) e Remuneração

Durante o curso de Formação, o Aluno Soldado (Al Sd), recebe o valor correspondente ao soldo, um salário mínimo, formado cerca de 3400 (GAP V).

Já o Aluno Oficial (Al Of), recebe uma bolsa de 30% o do 1º ano, 35% o do 2º ano e 40% o do 3º ano, da remuneração do posto de 1º tenente que atualmente é cerca de 8.500,00 reais bruto (GAP V).

Quer saber mais? Acompanhe o blog, siga a página do facebook, semanalmente vamos destrinchar as outras etapas do concurso, dar dicas, indicar materiais. Vamos fazer essa parceria rumo ao seu sonho! 😉

Comments

  1. By Jonas

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

  2. By mineiro

    Responder

  3. By Jonas

    Responder

    • By Mineiro

      Responder

  4. By lucas

    Responder

    • By Mineiro

      Responder

  5. By Axealan Aguiar

    Responder

  6. By Mineiro

    Responder

    • By Axealan Aguiar

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *