Destrinchando o Concurso PMBA II

post destrinchando concurso pmba ii

SAIBA COMO IR BEM NO CONCURSO

Você já leu a postagem anterior sobre concurso policial na Bahia? Se não leu, vale a pena conferir, CLIQUE AQUI.

Como falamos anteriormente há dois caminhos para o ingresso: CFO e CFSd. Digamos que você já decidiu o que quer, conheceu o edital do concurso, agora é hora de meter a mão na massa, nesse caso, a cara no livro e/ou nas aulas.

O PRINCÍPIO DE TUDO… COMO ESTUDAR?

Ahhhh… vou ficar de boa e esperar esse edital sair… Quando sair eu estudo.

Muitos pensam assim, mas enquanto isso alguns sábios candidatos estão se preparando com disciplina e se especializando no concurso que desejam fazer. A proposta é essa, se você está decidido que quer ser policial militar, deve se tornar especialista no concurso que almeja fazer, seja ele o CFO ou CFSd.

Primeiramente você deve organizar o conteúdo programático, de preferência imprimir pra ir marcando seus avanços nos estudos. Há diversos tutoriais de estudos para concursos disponíveis na internet, vou tentar sair do clichê e tratar das especificidades desse concurso e das estratégias que funcionaram comigo.

FAZER CURSO PREPARATÓRIO OU ESTUDAR EM CASA?

Algumas pessoas já tem uma bagagem de conhecimentos e tem facilidade para estudar em casa, outras preferem fazer cursinhos preparatórios. Você deve ser franco com você mesmo e com seu nível de conhecimento das disciplinas, definir qual a sua necessidade e de qual modo aprende melhor, na sala de aula ou em sua sala/quarto de estudos em casa.

Se optar por cursinhos preparatórios, há diversos em Salvador, alguns até propondo dar outro curso gratuitamente caso o edital não abra. Eu não sei indicar qual é o melhor, pois não fiz cursinho, logo não tenho referência. Mesmo que resolva fazer um cursinho, as dicas abaixo são importantes para você, pois precisará intensificar os estudos em casa, só o cursinho preparatório não é o suficiente. Caso você queira, mas não tenha condições de fazer um cursinho, não é motivo pra desanimar ou desistir, a internet hoje ajuda bastante nos estudos, você pode recorrer a vídeoaulas e obter bons resultados nas provas, só precisa começar a se preparar.

ESTUDANDO EM CASA…

É bom ter um bom material ou apostila que abarque todo o conteúdo, é aconselhável ter mais de uma fonte de estudos. Além disso, é bom também variar o método de apreender conhecimento. Alguns aprendem melhor lendo, outros escrevendo e outros ouvindo e têm aqueles que misturam todos os recursos. Você pode ler e fazer fichamento das partes mais importantes do conteúdo para olhar na semana seguinte, relembrar e assim fixar o conteúdo. Funciona comigo. Você também pode assistir vídeoaulas, há diversas aulas disponíveis no youtube gratuitamente, alguns com professores renomados e dos melhores cursinhos do Brasil, do LFG e do CERS.

Nos meus estudos na área de noções de direito, sempre recorri aos programas da TV Justiça, que também são disponibilizados no youtube, programas como “Saber Direito” ou “Prova Final”, tem uma linguagem clara e qualidade no conteúdo. Vou recomendar aqui o blog do programa Prova Final, lá os conteúdos são disponibilizados em um Índice Temático e se for comparar tem muitas coisas que estão nos editais dos concursos da PM BA.

É importante que nos estudos em casa, se organize, não pegue aulas aleatórias e vá assistindo qualquer coisa. Aconselho que faça um cronograma, analise quais disciplinas necessita estudar mais e veja ela mais vezes por semana e com mais frequência. Vá avançando no conteúdo de modo crescente, acho isso importante, pra não colocar o carro na frente dos bois e se atrapalhar. Como assim? :O

A minha sugestão é, separar o conteúdo de noções de direito e no word organizar por disciplinas: constitucional, administrativo, penal, processual penal e legislação específica. Aí você avança em cada disciplina de modo crescente. Exemplo: Constitucional, você pega o tópico 1, depois o 2… Seguindo a ordem, é melhor pro seu entendimento… Se você pula do tópico 1 para o 5 pode se perder um pouco, caso não tenha conhecimento nenhum na área. Dicas importantes estão no nosso Guia Rápido: como estudar para concursos, que você pode adquirir na Aba “Nossos produtos”, aqui no Blog QSP.

REDAÇÃO

Tanto no CFO quanto no CFSd a Redação é EXTREMAMENTE importante, caso você não tenha o hábito de escrever e deseja fazer e não apenas fazer a prova, mas passar nesse concurso, comece “ontem” a praticar a escrita. Há alguns cursos on line com dicas para Redação, ou correção dos textos. Vou deixar aqui o ebook da página com dicas de Redação(http://www.queroserpolicia.com.br/guia-rapido-quero-ser-policia/ ). Creio que só aprende a escrever, escrevendo e só sabe escrever lendo, se você não lê, não domina o tema e a sua redação pode ficar sem substancia. A parte estrutural da Redação você vai pegando dicas em gramáticas, vídeos, tutoriais.

INGLÊS

Caso decida fazer o CFO, o inglês é o diferencial do Concurso, inglês teve peso 3 no CFO 2014 e a tendência é que continue assim… Aprender o inglês servirá não apenas para o concurso, mas para vida. Mas Calmaaaa.. Você não precisa ser fluente no inglês, apesar de que se for, será ótimo para você, mas no caso do concurso especifico você necessita traduzir textos, ter noções de gramática, mas a maior parte mesmo é interpretação de texto, ou seja, dominar palavras e treinar bastante tradução… Use e abuse de textos com variados temas, leia tirinhas, traduza músicas, acesse sites como “the new York times”, “BBC”, dentre outros e se familiarize com a língua. Digo por experiência que se você dominar 60% das palavras de um texto, você consegue interpretá-lo.

O que achou da postagem? O que sugere para a próxima? Quais são as suas dúvidas em relação ao concurso e aos estudos?

Deixe nos comentários!!!

Em breve mais dicas, mais conteúdos, questões e sugestões para os seus estudos, não deixe de nos acompanhar aqui e nos siga a página no facebook, toda semana temos novidades!

Até breve!

Comments

  1. By Nascimento

    Responder

  2. By Jonas

    Responder

  3. By Bruno Quesado

    Responder

  4. By Lucas

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *