Como limpar a sua arma de fogo

Por Thiago Venas

Dentre os vários assuntos afeitos à atividade policial, certamente o tema arma de fogo é um dos que mais atrai a atenção. Contudo, parte considerável dos profissionais desconhece a importância de proceder à manutenção do armamento, ou, conhecendo-a, simplesmente deixa de fazê-la, assumindo um grande risco, como veremos.
Uma arma de fogo é um instrumento complexo, composto por um emaranhado de peças, milimetricamente projetadas. Logo, a presença de poeira e outros detritos, bem como a falta de lubrificação do armamento podem resultar na diminuição da sua vida útil e até mesmo obstar o correto funcionamento da arma. O acúmulo dos resíduos resultantes da combustão da pólvora concorre para a corrosão dos componentes da arma, podendo prejudicar até mesmo o raiamento do cano, afetando a precisão dos disparos. Ou seja, cuide do seu armamento!

As armas devem ser manutenidas periodicamente, sendo obrigatória uma boa limpeza após os disparos, ainda que desferido um único tiro. Quando da realização de uma série maior que 200 tiros, deve-se fazer uma pausa para realizar a manutenção a cada 200 disparos.

O material para a limpeza é facilmente encontrado em qualquer loja de armas e relativamente barato. Há inúmeras formas de se realizar a manutenção e uma gama de produtos disponíveis. O atirador pode se valer de diversos tipos de escovas (aço, crina, algodão), pincéis, flanelas, produtos limpador e lubrificante (óleos de origem mineral, isentos de hidrocarbonetos), vasilhames de plástico para lavagem das peças, ar comprimido etc. É recomendável atentar para o manual da sua arma, pois cada modelo tem suas peculiaridades (os pontos de lubrificação da Glock são diferentes, por exemplo).
Demonstramos no vídeo a seguir, de forma bem resumida, a manutenção de 1º Escalão da PT 840, arma que vem sendo utilizada pela PMBA. Nas referências apontamos um farto material sobre o tema, vale a pena conferir!

Referências: MANUAL DE INSTRUÇÃO TAURUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *