Como estudar para um concurso?

post sobre como estudar para concurso

Os primeiros passos para o sucesso

Olá guerreiros concurseiros! Imagino que esta pergunta não deve sair da sua cabeça, não é? Para aqueles que já estão nesta estrada há algum tempo deve ser mais fácil responder, mas para os que estão trilhando este caminho ou que ainda nem começou a caminhar, é uma pergunta difícil de responder. Afinal, como iniciar os estudos na busca pela aprovação num concurso público ou até mesmo no vestibular?

A partir de agora isso não será mais um problema para você; o que falaremos aqui vai te ajudar a “entrar no prumo” e dar a largada para a aprovação. Antes de te dizer como fazer é bom que você saiba porque acreditar em Mim: nessa minha trajetória tive que aprender tudo errando; estudei a vida toda em Escolas Públicas e na hora de partir para o vestibular tive que me esforçar 10x mais, mas superei e de 2003 a 2013 foram dois vestibulares (1º e 3º lugares) e mais quatro concursos públicos (Professor, Soldado e Oficial da PMBA).

Com base nisso e na experiência de muitos outros colegas, te mostrarei o caminho mais eficiente para o sucesso, sem que você precise cometer os mesmos erros que eu cometi e desta forma, gaste menos tempo para alcançar o seu objetivo.

1º passo (estude detalhadamente os seu concurso)

– Leia o edital: leia o edital por completo e não deixe passar nada (pré-requisitos, prazos, disciplinas cobradas…). No início vai parecer perda de tempo, mas na verdade você estará poupando tempo.

– Descubra os pesos de cada conteúdo: veja também no edital, se existem pesos diferentes para cada disciplina; é fundamental que você saiba “de cabo a rabo” o valor de cada conteúdo.

– Acompanhe o seu Concurso: se você quer aprovado então terá que viver no mundo dos concurseiros; acompanhe tudo sobre a prova e a melhor forma de se fazer isso é estar antenado na internet (fóruns, comunidades e páginas nas redes sociais) – acredito que as redes sociais aceleram  as informações; sempre tem alguém que posta a informação na rede antes dela chegar no site oficial.

2º Passo (crie o seu cronograma)

Planejamento é a chave do negócio, não só da aprovação, mas para tudo na vida. Sendo assim:

– Saiba quanto tempo você terá para estudar, desde hoje até o dia da prova. Se não souber exatamente o dia da prova, estipula, sempre há um “bizu” de quando será.

– Selecione as disciplinas, discriminando-as por peso (valor de cada conteúdo). Esta tarefa aqui é fundamental!

– Estabeleça os dias disponíveis para o estudo, durante cada semana. Depois, estabeleça o tempo de estudo “por dia”. Eu tive fazes que chegava a estudar de 12 a 15 horas no dia, mas cada concurso exige um esforça e cada pessoa aprende de um jeito, então, no processo você verá qual estratégia será melhor.

– Defina dias ou turnos para cada matéria.

3º Passo (comece a estudar)

Bom, agora que já está tudo arranjado e planejado é hora de começar a estudar, estudar e estudar (…). Durante esta fase existem centenas de formas para se aprender um conteúdo (este será tema de um próximo texto), mas desde já te digo que todas estas formas podem ser separados em duas escolhas: estudo em casa ou estudo em cursinhos presenciais.

Qual a melhor forma? Só quem pode dizer é você. Eu já utilizei as duas ferramentas e me dei bem com as duas, cada uma para momentos diferentes. Hoje, prefiro o estudo em casa mesmo, através de cursos online e materiais digitais. Mais prático e conveniente.

Sugestões

Se você fizer uma pesquisa simples na internet poderá encontrar diversas possibilidades de cursos e métodos para estudar e que poderão te auxiliar. Contudo, como passo por isso constantemente, sei que na hora de tirar 200, 300, 400 reais – do bolso – para pagar um material que você não tem certeza do retorno, ficamos na dúvida e geralmente, não compramos. Isso é normal, principalmente nesse mundo “corrupto” em que vivemos, onde muita gente quer ganhar dinheiro no mole, sem trabalhar.

Sendo assim, deixarei abaixo, duas indicações de materiais e curso online da minha confiança. Um material que vai te guiar por toda a organização dos seus estudos em casa e ainda com um método prático para fazer redações (de onde eu extrair as informações para escrever o texto acima); e o Curso 100% online, com aulas e materiais de alta qualidade (testado por mim) e que foi elaborado por um concurseiro que só sabe o que é vitória em sua trajetória de estudos.

Guia Rápido como estudar para Concursos

Cursos 100% Online – ELITE CONCURSOS

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!


Gostaram do texto? Então divulga essa bagaça aí e deixa seus comentários também! Curtam lá o nosso FACEBOOK-QSP e também a página no Instagram (@queroserpolicia).

Comments

  1. By Karlos Nascimento

    Responder

    • By Jordão Vieira

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *