O crime e seu caminho

post sobre o caminho do crime

O crime caminha a passos largos

Quem viu o filme Tropa de Elite deve se lembrar de uma cena onde o aspirante chega no batalhão e mapeia todos os crimes da área. Neste momento, Cap Nascimento, nos autos de sua sabedoria policialesca e sua contribuição para a sociedade brasileira diz a seguinte frase “era só colocar as viaturas nos locais onde os crimes mais ocorriam e o problema estaria resolvido”.

O lançamento das patrulhas nos locais de maior incidência é parte do trabalho de prevenção, mas achar que isso resolve o crime é tão superficial quanto achar que somente prender infrator resolve os problemas de segurança pública.

Crime “anda”. Migra. Saí de um lugar para o outro pois a sociedade também permite isso com sua vitimização.

As UPPs no Rio de Janeiro mostram como o crime sai de um lugar e vai para outra localidade.

Uma mudança não geográfica, mas sim de tipo criminal, é evidente nos crimes contra o patrimônio. Há algum tempo vemos diversas explosões de caixa eletrônico aproveitando-se de forte apoio bélico. Essa modalidade ainda está em alta, pois a pena do furto qualificado é baixíssima, contudo, com a diminuição dos valores dentro dos caixas eletrônicos, quadrilhas estão tentando invadir empresas de transporte de valores ou assalto a carros-fortes. Enfim, crimes aumentam ou diminuem de acordo uma série de fenômenos.

Achar que somente a polícia é responsável por resolver questões criminais é o mesmo conto do sujeito que pega sua mulher com outro na sofá e para resolver seu problema de adultério, vende o sofá.

E aí galera, o que acharam do tema? Deixem seus comentários. Aproveitem e vejam o nosso último post CLICANDO AQUI e visitem também a nossa página no FACEBOOK-QSP.

Abraços

Comments

  1. By Matheus Bernardes da Silva Santos

    Responder

  2. By Mineiro

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *