CFOMG – Seja um Cadete Mineiro

post sobre o CFOMG

Como é o CFOMG?

Já escrevi sobre isso há algum tempo, mas devido a procura, segue algumas informações básicas sobre o CFOMG. (vou colocar apenas o que é diferente).

Requisitos

Máximo de 30 anos de idade para quem é civil ou de outra força e ser bacharel em direito.

Prova

Prova de “múltiplo chute”, composto de direito penal, penal militar, processo penal, processo penal militar, administrativo, constitucional, legislação extravagante e português. São cinco questões de cada, com peso igualitário, perfazendo o total de 40 questões e 200 pontos.

No mesmo dia se faz a prova de redação, valendo 100 pontos, sendo que esta somente é corrigida na ordem de 4x o número de vagas. Ou seja, se são 100 vagas, chamam os 400 primeiros (notas mais altas) para a correção desta prova.

Depois, vem a prova médica, física, psicotécnica e oral.

Vagas

Varia, mas o edital é anual dispondo de 108 vagas para homens e 12 para mulheres.

Curso

O curso de formação dura aproximadamente dois anos em regime integral. No primeiro ano ou semestre (a critério do Comandante), é obrigatório ficar internado.

Pós-formado

Após a formatura, o cadete é declarado aspirante a oficial, permanecendo assim por seis meses. Julgado apto será promovido a 2º Tenente. As próximas promoções são: 1º Tenente, capitão, major, Tenente Coronel e Coronel.

Além de formado como policial, o cadete saí pós-graduado em gestão de polícia ostensiva.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *