Tatuagens e a atividade policial

texto sobre tatuagens em policiais militares

Polícia, farda e tatuagens

Olá nobres amigos

No último dia 12 de Janeiro, o Comando Geral publicou a Portaria nº 001/2017, que versa sobre o Padrão Estético para a apresentação pessoal dos Policiais Militares no âmbito da PMBA. De fato, uma correta apresentação pessoal do militar fardado consolida a ideia de disciplina e é fator importante no que diz respeito a visibilidade e credibilidade da instituição perante à sociedade.

Entre outras coisas, esta portaria regula – para ambos os sexos – o corte, tamanho e cor do cabelo; uso de bigodes (homem); o aspecto e pintura das unhas, uso de maquiagem; uso de brincos; uso de relógios, pulseira e anéis; uso de óculos de sol e por fim, fala também sobre o uso de tatuagens.

Este último é dúvida recorrente para os candidatos e candidatas a uma vaga nas fileiras da corporação PMBA. Afinal, o policial militar pode ou não ter tatuagens pelo corpo? Bem, os artigos 19 e 20 da referida portaria dizem que:

Art. 19– Não é recomendável a aplicação de tatuagem em partes do corpo que fiquem expostas quando o militar estiver trajando uniforme.

Art. 20– É vedada a tatuagem em qualquer parte do corpo que faça alusão à:

I – ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas;

II violência e à criminalidade;

III – ideia ou ao ato libidinoso;

IV – discriminação ou ao preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ou

V – ideia ou ao ato ofensivo às instituições militares, ao decoro militar e aos

bons costumes.

Como pode-se notar, o termo “não é recomendável” deixa margem para interpretações, porém, com certeza não é um termo taxativo. Ou seja, não há uma restrição absoluta sobre o uso de tatuagens, a não ser nos casos previstos no art. 20, da mesma portaria.

Sendo assim, aos que têm tatuagens e querem se tornar parte da família PMBA, acalmem seus corações e tomem o rumo dos estudos, pois, os bravos milicianos lhes esperam.

Gostou do artigo? Se curtiu, passa lá na nossa PÁGINA NO FACEBOOK-QSP e deixe seus comentários.

Grande abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>