Aposentadoria das Boinas na PM-BA


Desde 2011 algumas mudanças foram anunciadas para acontecerem na Polícia Militar da Bahia. Dentre estas mudanças a que mais chamou a atenção foi a substituição da famosa e tradicional boina pelo gorro de pala (também conhecido como boné).
Institucionalmente, a justificativa deve-se ao maior conforto proporcionado para os homens e mulheres policiais que trabalham de sol a sol neste clima escaldante que é o da Bahia. Outros, informalmente, chegam a afirmar que a mudança tem a ver com o perfil que se quer de polícia moderna, principalmente por causa dos grandes eventos que se avizinham no Brasil.
Neste sentido, o “boné” reforçaria a imagem de uma polícia comunitária e gentil, ideia que supostamente ficaria mais difícil de assimilar com o uso das boinas, acessório característico de uma polícia repressiva e pouco receptiva.
Diante de todas as explicações e justificativas o fato é que, até hoje, tal transformação é motivo de críticas tanto por parte de alguns militares como também pelos populares que acreditam que a retirada da boina do fardamento policial acabou afetando negativamente a imagem do militar, deixando-o com uma aparência muito comum, já que ao contrário do gorro de pala, a boina era de uso peculiar das polícias.
Gostando ou não, os “bonés-PM” estão nas ruas! Só esperamos que as mudanças de fardamento sejam apenas a ponta do iceberg nas modernizações iminentes na segurança pública do país, pois é sabido por todos que problemas comportamentais tem uma probabilidade infinitamente maior de serem resolvidos com investimentos em formação educacional e técnica do que com mudanças estéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *